<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Comparativo Super Dragões vs Colectivo 21

Não acreditaram mesmo que eu ia conspurcar o meu blog com tema destes, pois não? Isto não passa daquilo que em publicidade se chama um teaser . Ou seja, uma mensagem que tem como objectivo chamar a atenção, para algo que na realidade não merece qualquer atenção. É um bocado a filosofia deste blog.

Mas o pior é que vou mesmo falar de adeptos de futebol.

Sábado, O Criador envolto no seu manto de anonimato, juntou-se à plebe para almoçar no Velasquez, nas Antas. Como estou sempre por fora destas coisas do futebol, não me lembrei do jogo dessa noite (Sporting-Porto). A praça estava cheia de autocarros que iam levar os adeptos até esse derby . Se nunca se questionaram sobre a palavra derby fiquem pois sabendo que em inglês significa uma corrida de cavalos em Epsom (Inglaterra). O que, aplicado ao futebol português, não deixa de fazer algum sentido.
Estava então o pseudo-elitista Velasquez repleto de Evangelistas da Ordem do Dragão que, heroicamente, levariam até terras pagãs as sábias palavras do Santo Padrinho. Todos estes missionários de faces rubras, nenhum deles com cara de quem fosse capaz de recitar a tabuada dos 3, começaram lentamente a encher 6 autocarros.
Ao ver aqueles veículos cheios de membros de claques senti, pela primeira e última vez, algum respeito por aqueles que se dedicam a explodir autocarros na faixa de Gaza. Até comecei a fantasiar com um bom plano para os fazer estilhaçar em plena A1, naquele que seria um espectáculo nunca antes visto e capaz de fazer corar os produtores de Speed . Para o efeito recrutar-se-iam tantas pessoas quanto o número de autocarros. Os indivíduos tinham que ser pessoas capazes de fazer um sacrifício pelo nível intelectual médio português, mas cujas vidas pudessem também ser desperdiçadas sem ressentimentos. Pessoas cujo sucesso profissional fosse impraticável no nosso país. Por exemplo: um licenciado em Astronomia, outro em Física Nuclear, um Psicólogo com especialização em Ética, um motorista educado num colégio britânico, o Mariano Gago e por aí fora...
Mas o mais emocionante do que vi naquela praça, foi o momento da partida. A certa altura ouço pronunciar com a eloquência que só está ao alcance de uma serzideira: "Puôrto! Puôrto! Puôrto!" E à medida que os autocarros avançavam, destapavam o magnífico elenco composto por um grupo de cerca de 12 pessoas, maioritariamente mulheres, que acenavam e gritavam empunhando bandeiras e camisolas do clube. Visão mais encantadora do que a mulher da nossa vida com uma camisola do Jorge Costa, só mesmo aquela que se tem quando se acorda com uma cabeça de cavalo a ensanguentar a almofada do lado.
Sogras, filhas e mulheres despediam-se dos heróis, como se estes partissem para uma batalha da qual não se sabe se voltam. "Ide!! Coragem! Nós cuidamos das crianças e arrumamos as casa até à hora em que voltarem!"
Nem Magalhães, nem Cabral, terão tido um tão sentido adeus às suas tripulações.

Esta sim, é a verdadeira beleza do futebol!


Entusiasticamente,
O Criador

Postas-[ postas.]
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?