<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 19, 2003

PRESÉPIO PIO


O homem é genial! Quando esta semana Carlos Cruz estabeleceu aquele paralelismo irónico entre as vÍ­timas do processo Casa Pia e o Menino Jesus, a imagem ficou clara na cabeça dos Ondulados...

A afirmação que, desatentamente, foi classificada por muitos de gratuita e de profundo mau gosto, é no fundo a peça chave de um puzzle que se me afigura evidente. Ou seja, todos os protagonistas deste caso têm um lugar inequí­voco no Presépio mais vigiado do paí­s.

Quem ainda não está a ver bem a big picture, que me acompanhe no raciocí­nio:

- Carlos Cruz, Jorge Ritto e Ferreira Diniz como Reis Magos. À custa de presentes e de alguns camelos chegam ao contacto com o "Menino".

- Rui Teixeira como S. José. O carpinteiro protector, zeloso e trabalhador, tem o fardo de tomar conta de um puto que de quem não é pai, mas ri sempre. É incompreendido.

- Catalina Pestana como Maria. Tal como a Virgem, tem a difí­cil tarefa de convencer o povo de que é uma Santa e está sempre do lado do Menino.

- Bibi é, claramente, o Pastor desta história. Low-profile, faz o trabalho sujo no terreno, traja humildemente e fala pouco.

- Como cordeirinhos inocentes, temos os amigos de Carlos Cruz. Fialho Gouveia, Helena Sacadura Cabral, Rui Veloso e Joâo Braga (cabra velha e teimosa), são apenas alguns dos que passam a vida a jantar e a repetir frases inteligentes como: "Inocente, mééé, inocente!".

- O cão que ladra e se recusa a sair do curral protector da polí­tica é Gastão, também conhecido por Ferro.



Por último, os grandes responsáveis pelo calor que se faz sentir no Presépio:

- A Vaca (leiteira) é a Imprensa. Embora pareça preocupada em manter a criança confortável, só tem olhos para a manjedoura, independentemente de quem a ocupa.
(2003 anos depois, ainda tenho dúvidas se era um boi ou uma vaca. Acho que a teoria da Vaca é economicamente mais fundamentável, por causa do leite e etc., até porque nunca vi uma Virgem dar leite)

- Finalmente o Burro, bem representado pela Opinião Pública. Teimosa, inocente e sedenta de palha.


Finalizando,
O Criador






Postas-[ postas.]
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?