<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 12, 2005

Eu bem disse que isto era um blog culto e elitista...

Houve quem se risse e até achasse que era pretensiosismo. Alguém disse até que, se o Ondulados era culto, o 24 Horas era um órgão de informação.
Pois aí está a mais graciosa bofetada de luva branca que O Criador poderia oferecer aos leitores mais maledicentes.
Em tempos idos, mais precisamente em 16 de Janeiro, escrevinhei eu alguns despautérios acerca da peça Castro. Não foi apenas um rebuscado exercício demonstrador de erudição. Foi uma sentida homenagem a um grande momento cultural. Sabia que esta homenagem tinha todas as probabilidades de cair em saco roto (até porque todos sabemos que, neste país, é mais fácil encontrar quem saiba mexer na gestão electrónica dum Seat Ibiza de 94, do que alguém que saiba o que são as pancadas de Molière). Qual não foi então a minha surpresa, quando Barrabás Amaral me alerta para a existência de um comentário de alguém com o nome Micaela Cardoso. "Curioso!" - pensei eu - "Uma pessoa com o mesmo nome duma actriz de teatro. Qualquer dia ainda me aparece um Artur Varela." E qual não é meu espanto quando verifico que é deveras a brilhante actriz que nos presenteia com a sua classe. Escreveu assim a simpática artista:

"Já passou mais de um ano desde este trabalho, mas recordo-o ainda com profundíssimo carinho e foi com muito prazer que dei com estas linhas que, de certa forma, também me dizem respeito. Quanto aos "meninos pipoca" é deixá-los seguir o álveo, porventura e com alguma esperança, talvez desague o rio em algum profundo oceano, cheio de imaginação que é o que muitas vezes lhes faz falta. Quanto à parte que me toca, o meu sincero obrigada. É bom saber que cheguei a esse lado e que toquei algum coração.
p.s.: deixei esta mensagem muito lá para trás. copiei-a para aqui porque acho que nunca mais irias lê-la. Já que aqui estou vou dar uma volta pelo blog, e ler um pouco do que escreves
."

Magnífico! Que grande momento para a nação Ondulada.
Há neste comentário, algumas mensagens que importa realçar! Passo a dar alguns exemplos. Diz-nos Micaela a dada altura "foi com prazer que li estas linhas". Ora, ter prazer em ler as patacoadas que aqui se escrevem é algo novo para O Criador, que sempre viu os Ondulados como um instrumento de tortura social maciça.
É também a primeira vez que vejo uma pessoa visada num post, vir agradecer a’O Criador. Porque é que Luís Represas, Jorge Sampaio, Álvaro Costa ou Miguel Sousa Tavares nunca demonstraram gratidão ou apreço pelas minhas palavras?
A seguir diz-nos a nossa ilustre visita: "É bom saber que cheguei a esse lado e que toquei algum coração." É bem verdade, graciosa leitora. Tivesse eu coração e neste momento estaria tocado. Se há momentos em que lamento ser um estafermo empedernido, este é certamente um deles.

Resta-nos desejar que o talento de Micaela volte a ser motivo de escrita, não neste miserável espaço, mas em muito bons livros ou jornais (jornal e bom são duas palavras que não vejo juntas há algum tempo).

Quanto aos Ondulados, não lhes resta outra ambição senão a de tentar manter o nível de elevação. Por isso mesmo, o próximo post versará no renascer do saudoso senhor da canção e, carismático artista, Saúl. Como que uma Fénix desdentada, eis que ressurge das cinzas pelas mãos do seu credível empresário Nicky Lemos, de quem tive a honra de receber uma carta a requerer patrocínio para uma tournée de relançamento, que se espera mais grandiosa e inesquecível do que a Revolução Francesa.

Enfatuadamente,
O Criador
Postas-[ postas.]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?