<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 27, 2004

Case study do cancro


Ouvi no noticiário uma reportagem que dava conta de que numa determinada escola secundária do nosso país, no decorrer duma experiência duma aula de ciências, se verificou existir na atmosfera da sala a existência exagerada de uma substância altamente cancerígena. Facto que de imediatamente levantou grande polémica.

Ora eu posso às vezes andar distraído, mas acho que já ouvi estudantes queixarem-se da falta de componente prática nos conteúdos leccionados no liceu. Querem melhor do que isto?

Podia fazer-se desta situação um excelente exercício de “Case Study” que consistiria no seguinte:

Pedia-se aos alunos que contraíssem o referido cancro e, no prazo de alguns meses, teriam de desenvolver uma solução para o problema antes da sua morte, que dar-se-ia cerca de um ano e pouco depois (tendo em conta a rápida progressão da doença nos jovens). Aos alunos que não fossem capazes de resolver o exercício, seria aplicado um castigo exemplar.

Aqui fica a minha proposta para um trabalho de carácter prático e dead-line literal, que por certo iria mexer com os alunos.


Educativamente,
O Criador
Postas-[ postas.]
Os trocadilhos nos jornais desportivos.

Com a tendência que os jornalistas desportivos têm para não resistir a um bom trocadilho, não fiquem chocados se amanhã lerem na Bola ou no Record algo do género:

"Entrada em campa de Fehér."


Andavam a questionar-se porque é que na descrição do blog dizia "...um bocadinho filho da puta?" Tá aqui a resposta.


Insolentemente,
O Criador
Postas-[ postas.]

segunda-feira, janeiro 19, 2004

O Álvaro Costa é um xoné!

Pronto! Estás feita a vontade do homem! Era isto que ele queria que finalmente alguém dissesse.
O viarápida.blogspot.com é o previsível prolongamento da já demasiado longa gabardina preta do anacrónico e "todo negro" Álvaro Costa: tem um ar sombrio, parece querer passar uma mensagem que à primeira não se entende e já não se usa. Mas o que este blog tem e que ultrapassa a eloquência da indumentária do homem grande e anafado, é o facto de ser mal escrito como o raio! Desprezando o aprumo. Com preguiça de correcção. É desleixo. Como quem veste sempre de preto para não ter de pensar no que vai vestir.
No fundo, a mensagem profunda é: "Eu sou um xoné à moda antiga! Sou o original e o que sabe mais disto!"
Se isto é um homem da cultura, como serão os outros?

Arre, gadelhudo arrogante!!! Até os burros curvam!


Aculturadamente,
O Criador

Postas-[ postas.]

sexta-feira, janeiro 16, 2004

Castro e a geração da pipoca.

Tão eloquente Teixeira foi, na sua aprimorada escritura, que a mim logo me infectou a chispa assim que encandeado fui com sua ofuscante obra. Por isso vos hoje garatujo de jeito um tanto oblíquo. Castro viveu ontem de novo, diante de meus olhos varados, no corpo gracioso e pose briosa de Micaela Cardoso. Tão bem estes moços souberam à luz do proscénio trazer, obra grande e primorosa, que creio nem tão bela ter sido a vera e primeiríssima hora em que tão cruel episódio sucedeu.

A criaturas estas, de inspiração tão enormes e de talento tão generosas, deixo aqui narrado o meu espanto por tão admirável tarefa e apresento meu despretensioso e sincero tributo.

Hão-os no entanto menos bem-nascidos, capazes de encardir tal proeza. Falo dos que por aí arrastam sua peçonhenta existência, embriagados por puerícia caduca, que teimam não enjeitar. Moços e moças da fila M, que de vontade própria descalços e ao saber impermeáveis, tomam como seus os maus jeitos de outros povos de outros mares, não sabendo da lusitana aurora sorver os últimos raios. Reféns do milho frito, ou do açúcar caramelizado, turvam a solene paz do teatro com gritos surdos de saquinhos de celofane. Como ousais vós, criaturas indignas da idealidade de vossos antepassados, galhofar e zombetear perante pranto verdadeiro de actriz a quem apenas se pediu o fingimento? Como ousais vós desaperfeiçoar o mágico momento de deleite que eu vivia fronte a tão prendado elenco, com o rugir de ursos de goma?

Sois vós os besuntados filhos da Geração da Pipoca!!! Pois que sobre vós se abata desdita como a de Castro. Que direitos a vós galopem os cascos frios e duros de montadas negras, que em seus dorsos tragam o castigo derradeiro, que logram aqueles que ao saber e ao sentir há muito aferrolharam os olhos.

Que as finas mas tesas espadas da erudição, a cada dia vos trespassem nas arenas do quotidiano. Dor aguda que sentireis, mas de que jamais sereis entendedores.

Eruditamente,
O Criador
Postas-[ postas.]

terça-feira, janeiro 06, 2004

Show the reality.

Isto da cantora de jazz Maria João ter decidido meter-se num reality show musical representa uma oportunidade ímpar e uma boa desculpa para os snobs críticos musicais poderem começar a desancar nela e a admitir, de uma vez por todas, que aquilo que ela canta não tem pés nem cabeça.

Assumidamente,
O Criador
Postas-[ postas.]
Modas da Pop.

Depois de Madonna, Britney Spears e Cristina Aguilera terem provocado a maior erecção colectiva da história dos MTV Music Awards com um belíssimo par de beijos, a moda pegou.
Soubemos por isso esta semana, que para a cerimónia deste ano dos Globos de Ouro da SIC está já preparado algo muito semelhante em conceito, mas diferente em formato. Com o mesmo simbolismo de união entre diferentes gerações da música, Carlos do Carmo, José Cid e João Pedro Pais beijar-se-ão, protagonizando assim o maior escândalo no panorama da música nacional, desde o aparecimento de Pedro Abrunhosa.


Agoniadamente,
O Criador
Postas-[ postas.]
Marte, vila morena.

Custou mas foi. Depois de muitos anos e muitos milhões de dólares investidos, temos finalmente imagens de Marte a sério!!! Tudo isto para concluir que…é igualzinho ao Alentejo.
Se para o comum dos mortais é desanimador, para os renovadores do PCP é um motivo de júbilo, que veêm esta descoberta como uma luz ao fundo do túnel: por um lado permite-lhes continuar a viver num Alentejo vermelho e, por outro, livrarem-se das "Estalinices" de pantufas do Dr. Carvalhas.


Optimisticamente,
O Criador
Postas-[ postas.]
De uma vez por todas...!


Esta mensagem é dirigida a todas as namoradas, mulheres ou companheiras.
Por favor, entendam de uma vez por todas que gostar de “gajas” é saudável em qualquer homem. Acabe-se de vez com esse hábito tão feminino e mesquinho de chamar à atenção o marido só porque ele olhou mais de 10 segundos para a filha do vizinho ou para a empregada do café.
Há aqui um conflito de conceitos que importa clarificar:
Uma coisa é um homem gostar da sua companheira, apreciá-la e aos seus atributos, dons e personalidade. Outra coisa é apreciar os atributos físicos, a simpatia ou o atrevimento de uma “gaja”. Ou seja, por muito interessados que possamos parecer, nós nunca veremos com os mesmos olhos a irmã mais nova da nossa companheira... É outra forma de gostar. Não há que preocupar.
Gostar de “gajas“ é como gostar de carros ou futebol. É algo que nada tem a ver com relações amorosas e não pode sequer ser considerado traição. Nunca vi terminar um casamento por causa do marido ter entrado na Fozcar à socapa. Nem me lembro de ter ouvido ninguém dizer: “É o Fiat Uno ou sou eu! Agora escolhe!”

I have a dream…


Excitadamente,
O Criador
Postas-[ postas.]

sexta-feira, janeiro 02, 2004

Bomba mediática: Um dever cívico.

Constatei com alegria que alguns cidadãos anónimos iniciaram aquilo que pode vir a tornar-se numa intervenção colectiva sem igual, em prol da sociedade portuguesa. Estou a falar das cartas anónimas que implicam, entre outros, Jorge Sampaio e António Vitorino no processo Casa Pia.
Porque são anónimas não parecem ter qualquer fundamento. No entanto, é de louvar qualquer atitude com vista a livrar a nossa sociedade de certas figuras dispensáveis e inestéticas. Deveria tornar-se um dever cívico.
Como tal, revelando a sua faceta de serviço público e tendo em conta o seu papel de intervenção, os Ondulados vêm na pessoa claramente identificada como O Criador, implicar neste polémico processo o Dr. Mário Soares.
Não nos peçam provas concretas nem depoimentos comprometedores, porque eles não existem. Não conhecemos qualquer facto que o implique no caso. Simplesmente, achamos que é altura de nos livrarmos, de uma vez por todas, desse fantasma balofo. Já que o tráfico de marfim e diamantes não parece dar direito a cadeia, metam-no na confusão da pedofilia. E já agora à Odete Santos. E ao António Costa. E ao João Baião. E ao Luís Represas. E à Marina Mota. E ao Cláudio Ramos. E à Teresa Guilherme. E à Margarida Rebelo Pinto. E...

Entusiasmadamente,
O Criador

Postas-[ postas.]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?